Nesta quinta-feira (1), o YouTube atingiu um marco significativo ao superar 100 milhões de assinantes do Music e Premium, incluindo testes. O aumento de 20 milhões de membros em pouco mais de um ano destaca a solidez do modelo de receitas, combinando publicidade e assinaturas. A presença global do YouTube Premium continua a crescer, abrangendo atualmente mais de 100 países e regiões, com perspectivas de expansão adicional e novas ferramentas em 2024.
Leia Mais:
O Youtube Premium se tornou o segundo maior serviço de streaming de música do mundo, conforme declaração do Google. Com base nos últimos resultados financeiros divulgados, as duas plataformas (Premium e Music) geram um negócio anual de cerca de US$ 15 bilhões para a gigante de tecnologia.
Combinando streaming de música e vídeos em diferentes formatos, o YouTube Premium fornece acesso sem anúncios, reprodução em segundo plano, downloads e benefícios exclusivos, como o Afterparty.
Disponível em mais de 100 países, incluindo o Brasil, o Premium oferece também planos familiares e descontos para estudantes, ampliando a acessibilidade e atendendo a diversos perfis de usuários. A trajetória de crescimento do serviço desafia as expectativas iniciais de ceticismo em 2015, consolidando-se como uma força inovadora na indústria musical.
Atualizações e busca por inovação
Recentes atualizações na plataforma incluem melhorias na interface e recursos para aprimorar a experiência dos ouvintes, como a aba “Descobertas”, rádio personalizada e capas de playlists com IA generativa.
Em fase experimental, a tecnologia de inteligência artificial está sendo avaliada para organizar comentários, simplificar a busca de conteúdo por meio de chatbots e estimular a descoberta de novas músicas e artistas.
Membros Premium do YouTube têm acesso antecipado a inovações de IA, como uma ferramenta de conversa que utiliza inteligência artificial para responder perguntas sem interromper a reprodução. Eles foram os primeiros a experimentar um recurso de IA generativa que organiza tópicos discutidos nos comentários, fornecendo insight para os artistas compreenderem as preferências de seus fãs.
![Lyor Cohen, Head Global de Musica no YouTube. Foto: Reprodução/Linkedin Lyor Cohen](https://paraisofm.com.br/wp-content/uploads/YouTube-Premium-chega-a-100-milhoes-de-assinantes.webp.webp)
“A indústria musical está em um momento crítico. Juntos, podemos aproveitar a inovação tecnológica para gerar valor sem precedentes para artistas e fãs, aproveitando o nosso impulso que contribuiu U$6 bilhões para a indústria da música em 12 meses. Desde o aproveitamento da IA para aprimorar a imaginação criativa até a ponte perfeita entre conteúdo curto e longo para máxima exposição do artista, podemos construir juntos um futuro onde a indústria da música prospere”, afirmou Lyor Cohen, Head Global de Musica no YouTube, em comunicado.