NOTÍCIAS


UnB avalia prejuízos após estragos da chuva no campus da Asa Norte


A forte tempestade que atingiu o Distrito Federal na noite dessa sexta-feira (9/2) causou estragos e deixou um rastro de prejuízos no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), na Asa Norte.

Na manhã deste sábado (10/2), funcionários da universidade, professores , técnicos e estudantes se mobilizaram, para avaliar as perdas e tentar amenizar alguns dos danos causados pelo alagamento.

A UnB informou que o subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC) Centro e parte do auditório do departamento de Engenharia Florestal ficaram inundados. O Instituto de Física (IF) foi a área mais destruída e registrou perdas em equipamentos, documentos, livros e mobília.

Em nota, a Universidade de Brasília destacou que a reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor Enrique Huelva estiveram nesses locais para avaliar os impactos nos edifícios da instituição. Também acompanharam a vistoria o prefeito do campus, Valdeci Reis, e o secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias, além de parte das equipes das áreas afetadas.

“As conhecidas deficiências no sistema de drenagem de águas da Asa Norte, somadas à topografia da região, propiciaram o alagamento”, informou o texto da UnB.

O diretor do IF, Olavo Filho, e a comunidade acadêmica atuam no instituto para tentar recuperar o máximo de itens possível.

A universidade acrescentou que, após um episódio similar em 2019, e apesar das graves dificuldades orçamentárias, a UnB executou obras de contenção que abrangeram todas as unidades situadas no subsolo do ICC, edificação com mais de 50 anos.

“A administração superior expressa pesar pelas perdas registradas. Estamos acompanhando de perto a situação do instituto e de outras áreas afetadas, disponibilizando suporte para mitigar os impactos da maneira mais rápida e permanente possível. Seguimos solidários atuando firmemente para recuperar os danos e continuar as ações de melhoria das condições de infraestrutura de nossa universidade”, salientou a nota.

Confira imagens:

O temporal da noite dessa sexta-feira provocou alagamentos na Asa Norte e deixou carros debaixo d’água. Além disso, a região registrou “interrupção pontual de energia” em imóveis comerciais e residenciais, segundo a Neoenergia Brasília.

Das 19h dessa sexta-feira (9/2) até as 7h30 deste sábado (10/2), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu a diversas ocorrências relacionadas às chuvas. Duas delas envolveram corte de árvores; 27, esgotamento; 31, inundações; e 13, queda ou ameaça de queda de árvores.

Ainda na manhã deste sábado (10/2), as ruas da Asa Norte amanheceram novamente alagadas em diferentes pontos. Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) trabalham na desobstrução das vias que ficaram inundadas.

Metrópoles percorreu diferentes partes da cidade e constatou os estragos. Algumas tesourinhas, inclusive, estão bloqueadas nos dois sentidos para a passagem de veículos.



Fonte: Metrópoles


10/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM