NOTÍCIAS


SRS Passos promove Câmara Técnica e reunião de comissão


PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos realizou o primeiro encontro da Câmara Técnica e uma reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da macrorregião de Saúde Sudoeste, após a implementação do novo Plano Diretor de Regionalização (PDR) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Segundo a SES, os eventos foram realizados no auditório da superintendência, com o objetivo de pactuar planos de trabalho do Centro de Tratamento de Queimados das Santas Casas de Misericórdia de Passos e São Sebastião do Paraíso e os serviços de alta complexidade da Santa Casa de Misericórdia de Alfenas.

Conforme a secretaria, em vigor desde o início de janeiro, o novo PDR redefiniu as micro e macrorregiões de saúde, estabelecendo uma nova base territorial e populacional para atender às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com priorização para alocação de recursos, descentralização programática e gerencial.

Assim, as Superintendências Regionais de Saúde de Alfenas (SRS Alfenas) e de Passos (SRS Passos), passaram a constituir a macrorregião de Saúde Sudoeste, compreendendo um total de 51 municípios, sendo 27 da abrangência da SRS Passos e 24 da SRS Alfenas.

A mesa diretora da Câmara Técnica e CIB macrorregional foi composta pela superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, e pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems Alfenas), Ademir Antônio Coutinho. O superintendente da SRS Alfenas, João Tadeu Silva, e a presidente do Cosems Passos, Edina Aparecida de Andrade Gonçalves, também participaram das reuniões.

A superintendente e coordenadora da CIB Macro Sudoeste, Kátia Rita Gonçalves, destacou a importância da revisão do PDR, da regionalização e da macro Sudoeste.

“Com a conformação da macro Sudoeste, determinados serviços de saúde serão pensados e pactuados em uma lógica regional. Vamos trabalhar de acordo com as necessidades da saúde e não em função das pressões de ofertas de serviços que extrapolam a realidade das áreas de abrangência das unidades regionais de Passos e Alfenas”, afirmou.

Kátia Gonçalves avaliou ainda que a regionalização aumenta a governança das Redes de Atenção à Saúde (RAS), incorporando mecanismos que facilitem a governança partilhada, com capacidade de resolução mais ampla possível na média e alta complexidade, em que se possa garantir acesso, regulação e logística adequada, permitindo a sustentabilidade do custeio dos serviços de saúde.

Segundo a presidente do Cosems Passos, Edina Gonçalves, a reunião inicial da macro Sudoeste marca o fortalecimento da CIB, através do diálogo e participação dos gestores.

“Essa primeira reunião teve como objetivo fortalecer a nossa macro Sudoeste de Saúde, pensando coletivamente nas políticas públicas e nos projetos, com o olhar voltado para toda população abrangida pelas duas regionais de saúde – Passos e Alfenas”, disse. Edina destacou a importância de manter o diálogo e a participação de todos os envolvidos.

De acordo com a SES, a pauta da primeira reunião CIB macro Sudoeste teve diversas pactuações, como o Plano de Trabalho do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) Porte II, da Santa Casa de Misericórdia de Passos, o Plano de Trabalho do CTQ Porte III, da Santa Casa de Misericórdia de Paraíso, e, para a Santa Casa de Alfenas, as propostas de habilitação como unidade de assistência de alta complexidade em terapia nutricional, enteral e parenteral, habilitação de serviço de alta complexidade em traumato-ortopedia, como Unidade de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia, e serviço de traumatologia e ortopedia pediátrica (até 21 anos de idade).

O post SRS Passos promove Câmara Técnica e reunião de comissão apareceu primeiro em Folhadamanha.



Fonte: Folha da Manhã


07/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM