NOTÍCIAS


Sob o comando de Psirico, Afropunk retorna ao Carnaval de Salvador


O Trio Afropunk está de volta ao Carnaval de Salvador em 2024, trazendo consigo uma experiência inédita: um encontro entre a vibrante folia baiana e os elementos afro-caribenhos do renomado Carnaval de Notting Hill, realizado em Londres. Com o apoio do Governo da Bahia e do British Council, o desfile acontece na quinta-feira de Carnaval, no circuito Barra-Ondina, marcando o início das comemorações pelos 20 anos de existência do Afropunk desde seu manifesto pioneiro. 

Leia Mais:

Psirico será o anfitrião do trio, acompanhado pelos convidados especiais Larissa Luz, Vandal e Lunna Montty. Na folia de 2024, Larissa Luz traz consigo o projeto itinerante Atlânticarnaval, mergulhando na música afrodiaspórica em performances espalhadas pela cidade. Vandal, reconhecido pela inovação nos gêneros Grime e Drill, apresentará os sucessos de sua carreira. Enquanto isso, Lunna Montty, artista destacada por Beyoncé no Club Renaissance, vai levar a dança que encantou a Queen B para o cenário do Carnaval na plataforma. 

Ana Amélia Nunes, sócia e diretora de conteúdo da IDW. Foto: Reprodução/Linkedin Ana Amélia NunesAna Amélia Nunes, sócia e diretora de conteúdo da IDW. Foto: Reprodução/Linkedin Ana Amélia Nunes
Ana Amélia Nunes, sócia e diretora de conteúdo da IDW. Foto: Reprodução/Linkedin Ana Amélia Nunes

“Estamos com grande expectativa para este reencontro com os Afropunkers. Além da espera por outro momento como esse desde 2020, iniciamos um novo ano de projetos conectados à Plataforma Afropunk, abrindo alas da melhor forma possível: com o Carnaval de Salvador. Veremos nas ruas a exaltação da excelência negra, seguindo o compromisso de realizar encontros afrodiaspóricos únicos”, adianta Ana Amélia Nunes, sócia e diretora de conteúdo da IDW, agência full service do Afropunk no país.

Encontro inédito:

Uma novidade que marca este Carnaval é o encontro inusitado entre a folia baiana e o Carnaval de Notting Hill, em Londres. Pela primeira vez, os elementos afro-caribenhos serão integrados ao desfile do Trio Afropunk, celebrando as afinidades entre as duas festas e destacando a importância das manifestações afrodiaspóricas. 

Essa fusão cultural é fruto de uma parceria entre o Afropunk e o British Council, que destaca a relevância do intercâmbio cultural entre Brasil e Reino Unido. O projeto visa promover colaborações culturais únicas e duradouras, marcando o início de um calendário de eventos que culminará no Ano da Cultura Reino Unido-Brasil 2025-26.

Rafael Ferraz, head de Artes Brasil da instituição britânica. Foto: Reprodução/Linkedin Rafael Ferraz

Esse projeto inovador em parceria com o Afropunk nos permite promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Reino Unido da maneira mais representativa possível. A nossa expectativa é engajar brasileiros e britânicos em torno de uma série de ações que celebram a intensa conexão cultural entre os dois países. O Afropunk foi escolhido como parceiro devido à sua experiência em colaborações artísticas, sustentabilidade e diversidade”, disse Rafael Ferraz, Head de Artes Brasil da instituição britânica. 

Defendendo a causa do respeito mútuo e repudiando o ódio em todas as suas manifestações, o Trio marcou sua estreia em 2022 com a participação de mais de 250 mil pessoas, criando uma expectativa para seu retorno.  

Com três edições do festival Afropunk o evento já atraiu uma média de 50 mil pessoas em dois dias consecutivos em 2022 e 2023, e alcançou uma audiência de mais de 19 milhões de espectadores no programa especial Afropunk Bahia transmitido pela Rede Globo. 



Fonte: POPline


31/01/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM