NOTÍCIAS


Sejusp e UFMG anunciam parceria inédita no atendimento a usuários de drogas


O Governo de Minas firmou, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para qualificar o atendimento de usuários de drogas e seus familiares. Agora, pesquisadores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG são parceiros nos trabalhos do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), que retoma o atendimento à população nesta segunda-feira (19/2), nas dependências da faculdade. 

A parceria foi selada e comemorada durante um workshop, realizado na UFMG como parte da programação da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. Autoridades acadêmicas e da Sejusp estiveram presentes também para debater o tema “Práticas Inovadoras no Cuidado e Prevenção às Drogas”.

O Cread é coordenado pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) da Sejusp e atuará organizado em sete frentes: pesquisa, informação, formação científica, mobilização técnico-social, assessoramento técnico, atendimento ao público e reuniões de grupo de mútua ajuda e apoio familiar. A meta é oferecer um atendimento completo e que não seja apenas momentâneo, mas que compreenda toda a complexidade dos vícios e dependências. Assim, além de prestar um serviço eficaz ao público, pesquisas serão produzidas e, futuramente, vão colaborar com as práticas.

Para a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sejusp, Cláudia Leite, a união entre governo e academia potencializará os resultados. “A reativação e instalação do Cread atuará de forma integrada com a UFMG, oferecendo um serviço especializado na atenção direta e no atendimento qualificado aos dependentes químicos e aos seus familiares. Unir a política pública e academia é fundamental para a realização de ações efetivas, baseadas em evidências. Vamos avançar e trazer grandes resultados”, assegura.

O professor Frederico Garcia, da Faculdade de Medicina da UFMG, enxerga no Cread uma fonte de benefícios para todos. “Poderemos colaborar com o fortalecimento dessa política, inserir evidências científicas para a tomada de decisões, e trabalhar uma série de aspectos que precisam ser aprimorados”. 

Ainda segundo Frederico Garcia, essa iniciativa será enriquecedora e muito positiva. “Estamos aproximando os alunos das políticas públicas e vamos trabalhar para conseguir fazer do Cread uma instituição cada vez mais forte, mais robusta, tanto na parte de apoio aos cidadãos quanto de orientação e construção das políticas públicas”, conclui.

Atendimento

Qualquer pessoa interessada nos atendimentos oferecidos pelo Cread pode solicitar a assistência, seja ela dependente química, alcoólica ou familiar de dependentes. 

O agendamento pode ser feito presencialmente no Hospital das Clínicas, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3273-6204. Por meio desses canais a pessoa receberá todas as informações e será encaminhada para os serviços de psicologia, assistência social e para demais setores da rede de saúde.

Workshop 

O workshop Práticas Inovadoras no Cuidado e Prevenção às Drogas reuniu, nesta segunda-feira, autoridades e especialistas da Sejusp, da universidade e de instituições parceiras para debater questões fundamentais nessa área, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.

Dividido em três painéis, o evento abordou desafios e avanços na política sobre drogas, prevenção baseada em evidências e estratégias de cuidado às populações vulneráveis. Os debates marcam a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, promovida entre os dias 18 e 25/2.



Fonte: Agência Minas Gerais


19/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM