NOTÍCIAS


Restaurante em SP oferece “menu dos Milagres” com gastronomia alagoana


São Paulo – Em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, um restaurante de gastronomia alagoana atrai noivos que querem experimentar (ou relembrar) a sensação de participar de um casamento em São Miguel dos Milagres, paraíso no litoral nordestino.

É o Canto do Picuí, na Rua Ferreira de Araújo, 329, comandado pelo chef Wanderson Medeiros, cozinheiro que domina os cardápios das celebrações da cidade praiana e reúne o requinte da alta gastronomia à tradição de receitas familiares.

Há dois anos na capital paulista, o restaurante nasceu a partir de um convite. Um amigo de Wanderson chamou o chef para abrir uma filial do espaço que ele e a família mantêm há mais de 30 anos em Maceió.

0

Na hora de pensar o cardápio paulistano, no entanto, o cozinheiro decidiu deixar de lado os pratos fartos, feitos para compartilhar, do Picuí maceioense, para apostar em outra ideia.

Em São Paulo, Wanderson escolheu oferecer aos clientes o que apelidou de “menu dos Milagres”, reproduzindo as refeições que ele serve nos casamentos de São Miguel dos Milagres, com o outro braço de seus negócios, o buffet W Gourmet.

O projeto fez sucesso e a filial paulistana passou a receber casais interessados em conhecer os sabores que fazem sucesso nas celebrações do destino turístico.

Noivos e convidados que participaram das festas em Alagoas também se tornaram clientes fixos do Picuí na capital paulista. “Tem casal de noivos que já foi no restaurante mais de 30 vezes”, diz o chef.

Os clientes que chegam ao espaço se deparam com um cardápio que é resultado de diversas experiências gastronômicas da trajetória do cozinheiro.

Entre as opções de snacks estão, por exemplo, os pastéis de carne de sol e queijo coalho que sua mãe e avó cozinhavam desde criança, no interior da Paraíba, estado onde o chef nasceu.

“Quando criança, antes de vir morar em Maceió, eu vendia esse pastelzinho na rua. Minha mãe fazia pastel, colocava no baldinho de plástico, e eu saía vendendo no meio da rua, na porta do colégio”, lembra Wanderson.

Uma receita de carne de sol presente há anos na família é outra opção do menu e leva o nome de seu Mero, o pai de Wanderson.

O forte do cardápio, no entanto, são os pratos com frutos do mar, ingredientes que o chef conheceu a fundo ao se mudar para Maceió, aos 11 anos.

Ele diz que ficou apaixonado ao experimentar os sabores das receitas litorâneas. “Eu queria comer caldinho de sururu todos os dias”, conta ele, lembrando que a mãe chegava a ficar “preocupada” com a quantidade de caldo que ele provava.

“Minha mãe falava: ‘menino, você não pode comer isso todo dia não, vai fazer mal!’”.

O caldinho, é claro, também faz parte do cardápio, ao lado de receitas como o arroz de polvo e o de camarão – este último, o mais pedido do restaurante.

Sucesso dos eventos, a paella (foto em destaque) é outro prato que tem espaço garantido no menu.

Wanderson diz que ainda sonha em fazer uma versão grande da chamada “Paella dos Milagres”, na calçada do restaurante paulistano, cozinhando na frente dos clientes, como faz nos eventos em Alagoas.

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: “rec-reel-2n5-a”, container: “taboola-mid-article-reco-reel”, placement: “Mid Article Reco Reel”, target_type: “mix” });

O chef diz que a equipe tem feito pequenos eventos na capital, como aniversários e encontros. “É uma maneira de levar essa gastronomia para a casa das pessoas”, afirma o empresário.

Dois anos após desembarcar na capital paulista, Wanderson diz que a experiência tem sido encantadora.

“Poder apresentar essa culinária para mais pessoas e num grande centro como São Paulo está sendo incrível”.



Fonte: Metrópoles


09/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM