NOTÍCIAS


Polícia resgata aves silvestres usadas como “isca” por caçadores; veja


São Paulo — Três homens foram autuados pela Polícia Militar Ambiental por caçar, transportar e utilizar aves silvestres como “chama”, uma espécie de “isca” para atrair outros pássaros, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. As aves foram resgatadas e devolvidas à natureza (veja abaixo).

O flagrante foi feito na terça-feira (13/2) durante patrulhamento no Parque Ecológico Municipal Nelson Bugalho, após denúncia anônima sobre caça ilegal no local.

0

Agentes da Polícia Ambiental disseram que quatro homens estavam em atitude suspeita e dois deles fugiram em direção à mata quando avistaram a chegada da equipe. Os policiais conseguiram alcançar um deles e um quarto homem escapou.

Os três homens — um de 32 anos, outro de 43 e um terceiro de 48 — admitiram ser os donos de um frasco com alpiste e painço, uma caixa de transporte de aves, dois alçapões, duas gaiolas, uma caixa de som portátil e um pen drive com gravações de cantos de aves.

Também foram localizadas, nos carros dos suspeitos, duas aves da fauna silvestre da espécie coleirinho-papa-capim, possivelmente capturadas pouco antes. Nos veículos também havia alçapões e uma armadilha do tipo rede.

Aves como “isca”

Segundo a Polícia Ambiental, após caçarem duas aves, os homens utilizaram os próprios animais silvestres como “chama”.

A armadilha consiste em deixar a gaiola com o pássaro cantando em um local com um alçapão ao lado. A caixa de som com cantos de aves também funciona como isca.

Quando outras aves ouvem o canto e se aproximam do alçapão, onde há alpiste e painço, a armadilha se fecha automaticamente e elas ficam presas.

Todo o material encontrado com os três homens foram apreendidos e cada um deles recebeu uma multa de R$ 1.500 pela caça, o transporte e o uso de aves da fauna silvestre nativa como “chama”.

As gaiolas e armadilhas foram destruídas. Já as aves foram soltas em seu habitat natural.



Fonte: Metrópoles


15/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM