NOTÍCIAS


Piumhi quer usar drone para combater o Aedes


Leonardo Natalino

PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi pretende utilizar drone para aplicação de larvicida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunia e zika. O município também prevê a compra de uma bomba para fumacê veicular para evitar a fila de espera pelo equipamento na Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES).

Neste ano, Piumhi já registrou 1.019 casos prováveis de dengue, sendo 217 deles já confirmados, segundo dados divulgados pela SES na última quinta-feira. No ano passado, o município havia registrado 33 casos prováveis da doença entre os dias 1º de janeiro e 13 de fevereiro. De acordo com a SES, a taxa de incidência de dengue na cidade é de 2.825,69, número considerado muito alto.

“Estamos fazendo uma licitação e vamos ver se a gente consegue o drone. Nós vimos isso em municípios de São Paulo e é um sobrevoo de drone no combate ao mosquito da dengue, das arboviroses. Nesse sobrevoo, ele vem pulverizando com larvicida e nós vamos pegar pontos estratégicos, como locais de reciclagem e que tenham maior possibilidade de ter focos de mosquito, como cemitério”, afirmou a Secretária de Saúde de Piumhi, Rosângela Guerra, durante entrevista coletiva em uma emissora de rádio.

De acordo com a secretária, o município tem utilizado o método aero system para o combate ao mosquito, que é uma pulverização feita por agentes com bomba costal e que é realizada dentro dos imóveis, mas depende de solicitação e autorização dos moradores, e também que o município pegou uma “carona” aplicação do fumacê veicular, além da realização de mutirões de limpeza. “Há mais ou menos um mês, pegamos carona no fumacê pesado, que foi feito na cidade de Doresópolis, e nós ficamos com esse fumacê durante três semanas”, disse Rosângela.

A secretária também afirmou que as medidas não são consideradas suficientes e que aguarda liberação do fumacê veicular para o município. “Nós solicitamos o fumacê, na Secretaria de Estado, só que tem uma fila de espera e o atendimento é feito de acordo com o número de notificações e do número de casos positivos. Estamos aguardando”, aponta.

Segundo ela, os mutirões de limpeza têm sido feitos nos bairros com maior incidência de casos e, somente no Lagoa de Trás, foram retirados oito caminhões de material que poderia servir como criadouro do Aedes aegypti. Rosângela também disse que 11 unidades do Programa Saúde da Família possuem salas de hidratação, para tratamento de pessoas com a doença ou com sintomas e que o atendimento à população é feito das 7h às 21h

“Estamos também com 11 PSFs abertos, de 7h às 17h, temos dois PSFs, que são Saúde na Hora e as pessoas têm que entender que nós estamos de 7h até as 21h abertos. De 17h até 21h nós temos o Saúde na Hora, que é o PSF Rural e o Tó, e também o Totonha Tomé e Dona Tina. Todos os PSFs têm sala de hidratação”, afirma.

Larvicida

De acordo com o coordenador de Endemias da Prefeitura de Piumhi, Luiz Henrique Mota, que também participou da entrevista coletiva, o drone será usado com biolarvicida específico para combate ao mosquito da dengue.

“A questão do uso do drone vai ser com o larvicida, que é o BTI, que é um biolarvicida específico para larvas do mosquito da dengue. É um larvicida biológico que não mata outros insetos”, disse. Segundo Mota, ele não tem impacto no meio ambiente e não faz mal aos seres humanos. “É um larvicida totalmente seguro. Ele é usado pelo Ministério da Saúde e começou a ser usado neste ano. O município está fazendo a compra dele para usar no drone”, disse.

Fumacê em Passos

Neste sábado, 17, o carro do fumacê para aplicação contra o mosquito da dengue em Passos será feito no Jardim Califórnia (6h às 8h40), Residencial Nova Califórnia (6h às 8h40), Jardim dos Ypês (6h às 8h40). Santo Antônio (6h às 8h40), Residencial Eldorado (6h às 8h40), Jardim Pinheiros (6h às 8h40), Jardim Santa Goretti (16h às 20h40), São Sebastião (16h às 20h40), Santa Helena (16h às 20h40), Santa Terezinha (16h às 20h40) e São Francisco (16h40 às 20h40).

O post Piumhi quer usar drone para combater o Aedes apareceu primeiro em Folhadamanha.



Fonte: Folha da Manhã


16/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM