NOTÍCIAS


PCMG prende 29 em operação contra furtos de fios de cobre


GUAXUPÉ – Vinte e nove prisões foram realizadas e 24 mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação Alta Voltagem, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nesta terça-feira, 20, em Guaxupé.

Segundo informações da Polícia Civil, os alvos são investigados por crimes relacionados com furtos de cobre proveniente de transformadores de energia elétrica e usinas fotovoltaicas, cujo impacto financeiro é estimado em R$ 2,6 milhões, além do prejuízo social relativo à falta de energia em áreas afastadas da rede elétrica.

A operação é resultado de uma investigação policial iniciada há cerca de seis meses em cooperação pelas delegacias regionais em Guaxupé e São Sebastião do Paraíso e apura os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, furto e receptação.

De acordo com a PCMG, a partir dos levantamentos, foi possível vincular no inquérito policial os diversos suspeitos de integrar o esquema criminoso a fatos ocorridos na região, corroborando a representação dos mandados judiciais, cumpridos hoje.

“Não obstante o enorme prejuízo material do metal subtraído, é necessário frisar a importância da ação para o homem do campo, sendo notável que, por vezes, a organização criminosa mirava transformadores em áreas isoladas pensando ser mais fácil não serem rastreados. Hoje mostramos que nenhum crime em zona rural ficará impune, e reforçamos o compromisso da Polícia Civil com o homem do campo”, disse o delegado regional em Guaxupé, Fabiano Mazzarotto Gonçalves, sobre a operação.

Responsável pela investigação, o delegado Tales de Souza Moreira ainda ressaltou a complexidade das apurações. “Trabalhamos de forma resiliente no último ano, coletando indícios pulverizados dos fatos, mas sempre com atenção máxima aos detalhes, o que foi o diferencial para conectar toda a teia criminosa dessa organização que hoje se vê atrás das grades”, concluiu.

Alta Voltagem

A operação foi batizada em referência ao foco da organização criminosa em subtração de cobre de unidades elétricas que trabalham com grande capacidade de carga, tendo em vista o valor do metal no mercado ilegal.

Das 29 prisões efetuadas na manhã desta terça-feira, três mandados são contra investigados já recolhidos em presídio por outros crimes. Os demais suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional e seguem à disposição da Justiça.

Para a ação policial, foram empenhados 120 policiais da região, além de equipes especializadas de unidades da PCMG sediadas da capital deslocadas para prestar auxílio. Houve ainda o emprego de 35 viaturas policiais e um helicóptero no apoio aéreo.

 

O post PCMG prende 29 em operação contra furtos de fios de cobre apareceu primeiro em Folhadamanha.



Fonte: Folha da Manhã


20/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM