NOTÍCIAS


Para além de BH: confira dicas para fazer bate e volta e aproveitar o Carnaval no entorno da capital


Para turistas ou moradores, a programação carnavalesca das cidades próximas de Belo Horizonte chama a atenção pela diversidade.

Dá para fazer de tudo: contemplar belezas naturais, degustar os sabores da cozinha mineira, se jogar no turismo de aventura e também, claro, curtir a boa e tradicional folia em municípios localizados a até 200 quilômetros de BH.

O leque de possibilidades permite fazer o famoso “bate e volta” e aproveitar o que a capital e seu entorno têm de melhor tanto no Carnaval da Liberdade quanto no Carnaval da Tranquilidade, realizados pelo Governo de Minas Gerais em aproximadamente 450 municípios do estado. 

Na Minas libertária, histórica e contemporânea, na capital ou pertinho de Belo Horizonte, as múltiplas culturas da mineiridade se reúnem na história de ruas, casarios, montanhas, sotaques e afetos. A lista das atrações dos municípios que estão no entorno de BH pode ser acessada no Portal Minas Gerais (minasgerais.com.br).

Um dos principais destinos do país no período carnavalesco, a folia em Minas Gerais vai gerar fluxo turístico de cerca de 12 milhões de pessoas em todo o estado – 6,6 milhões pelo interior e 5,5 milhões somente na capital.

A expectativa é a de que a festa mais popular do Brasil seja responsável por injetar R$ 1,8 bilhão na economia da criatividade.

Em Minas Gerais, Carnaval é política de estado, gera emprego e renda e estimula a economia da criatividade.

Cidades históricas, barrocas e coloniais

Ouro Preto, a 102 quilômetros de BH, possui um dos carnavais mais tradicionais do interior e terá desfiles de aproximadamente 50 blocos carnavalescos, entre eles o Zé Pereira dos Lacaios, agremiação reconhecida  como uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1867.

Além disso, shows e escolas de samba movimentam a festa na cidade.

Itabira, a 107 quilômetros da capital, realizará, com o tema “Balancê”, tributo à cantora Gal Costa e receberá apresentações de blocos de BH, como Então, Brilha! e Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro.

Caeté, a 48 quilômetros de Belo Horizonte, irá promover o seu Carnavrau! como uma das comemorações oficiais que celebra os 310 anos do município, com shows e desfiles no centro histórico.

Sabará, a 21 quilômetros de BH, além da folia, também promove a exposição “A experiência do Carnaval de Sabará”, no Solar do Padre Correia, que apresenta ao visitante um pouco da história da antiga Vila de Sabarabuçu.

Desfiles

Em Tiradentes, localizada a 193 quilômetros da capital, haverá o desfile de cerca de 24 blocos que contagiam o público em cortejo pelo centro histórico.

São João del-Rei, a 189 quilômetros de BH, além dos tradicionais blocos e escolas de samba, também se destaca pelo patrimônio histórico e a diversidade natural no entorno da região.

Cachoeiras, trilhas, museu a céu aberto e bem-estar

Minas Gerais é reconhecida mundialmente pelas riquezas naturais e pela gastronomia.

Cachoeiras, parques, cavernas e grutas também são opções para quem quer dar um pulinho e ver atrações fora da capital mineira. Serra do Cipó, a 98 quilômetros de BH, Cabeça de Boi (117 quilômetros), Itambé do Mato Dentro (117 quilômetros), Lapinha da Serra (136 quilômetros) e Conceição do Mato Dentro (164 quilômetros) são destinos perfeitos para quem deseja curtir cachoeira, lagos e quedas d’água.

A Gruta da Lapinha, no Parque do Sumidouro, em Lagoa Santa, a 52 quilômetros de BH; a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, a 70 quilômetros da capital, e, por fim, a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, a 122 quilômetros da capital, são perfeitas para quem busca aventura, com inúmeras possibilidades de trekking, pedal e escalada. O trio integra o Circuito Turístico das Grutas.

Já se o assunto é arte contemporânea e natureza exuberante, o Inhotim, em Brumadinho, a 56 quilômetros de Belo Horizonte, considerado o maior museu a céu aberto do mundo, estará aberto no período do Carnaval e com programação educativa, atividades e visitas panorâmicas. 



Fonte: Agência Minas Gerais


01/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM