NOTÍCIAS


Nutricionista conta quais frutas ajudam na prevenção do Alzheimer


O Alzheimer é uma doença progressiva, que prejudica a memória e as habilidades do pensamento. Embora a sua causa ainda seja desconhecida, estudos mostram que a forma como nos alimentamos tem um impacto significativo na prevenção da doença.

De acordo com a nutricionista Marcella Oliveira, do Hospital Universitário Cajuru e Hospital São Marcelino Champagnat, ambos no Paraná, frutas como o mirtilo, morango e uva contêm antioxidantes chamados polifenóis, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo no cérebro, associado ao envelhecimento e a algumas condições neurodegenerativas.

“O abacate, por exemplo, é fonte de ácidos graxos saudáveis. Elas desempenham um papel na saúde cerebral”, afirma Marcella.

A nutricionista esclarece que não há quantidade exata de ingestão de frutas para esse tipo de prevenção. O que não impede de uma sugestão de consumo de três a quatro porções variadas durante um dia dentro da dieta balanceada.

0

Outro acréscimo é que as frutas são parte fundamental de um plano alimentar saudável. Podem desempenhar um papel na saúde cerebral e, paralelamente, há certas pesquisas que apontam a sua eficácia nesse trabalho.

“Alguns estudos sugerem que certas frutas ricas em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios podem ter benefícios na prevenção de doenças degenerativas, o que inclui o Alzheimer”, concluiu Marcella.

Leia a matéria completa no site SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles


24/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM