NOTÍCIAS


Nattan volta a cantar durante tratamento de doença nas cordas vocais


O cantor Nattan voltou a cantar durante o tratamento para uma doença nas cordas vocais. Ele soltou a voz em uma sessão com a fonoaudióloga, que tem ajudado na recuperação dele.

“[Estou] feliz demais por aqui por fazer esses exercícios de voz, já começando a cantar mesmo”, comemorou o artista em declaração à Quem. Ele falou ainda que está feliz com o trabalho desenvolvido até agora. 

“Bom demais ver o resultado que estou tendo com apoio de vários profissionais incríveis que estão me acompanhando. Contando os dias. Está mais perto que longe”, comemorou. 

Mesmo com os avanços na terapia vocal, Nattan ainda não tem data para voltar ao palco. O cantor se apresentaria em Brasília no próximo sábado (3/2), mas precisou deixar o line do show e foi substituído por Mari Fernandez.

 Nattanzinho foi diagnosticado com H. Pylori há três meses e, mesmo recuperado da bactéria, ficará fora do circuito de Carnaval em 2024. O cantor declarou que segue o tratamento para as cordas vocais e atualizou o seu estado de saúde.

“Estou 100% focado no tratamento das minhas cordas vocais. Como vocês já sabem, durante o tratamento da H. Pylori, eu tive muito refluxo por causa dos antibióticos e isso gerou um edema nas cordas vocais. A boa notícia é que a H. Pylori já foi embora”, disse, em entrevista ao Portal Leo Dias.

O cantor detalhou os procedimentos que fez na garganta. “Fiz recentemente um procedimento chamado laringoscopia diagnóstica para entender como está o edema que faz a voz falhar. O médico aproveitou e colocou corticoide nas pregas vocais”, explicou.

“O médico está com perspectivas de que eu volte logo. Ainda não vai ser no Carnaval, mas muito em breve estarei nos palcos de novo. Está mais perto do que longe!”, completou.

Vídeo: Nattan anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde

Após quase cancelar vários shows e precisar se ausentar de outros por conta de problemas de saúde, Nattan anunciou que vai dar uma pausa na carreira. Através de um vídeo, publicado no Instagram na segunda-feira (1º/01), o cantor revelou que descobriu uma bactéria no estômago e que o tratamento vem prejudicando sua voz, inclusive com o surgimento de edemas nas cordas vocais.

“Há uns 3 meses fui diagnosticado com H-Pylori, falei isso pra vocês. Comecei esse tratamento muito intensivo com antibióticos bastante fortes, 14 dias de remédio. E esses remédios me deram muito refluxo”, começou o rapaz.

Em seguida, ele contou como seu corpo reagiu às medicações misturadas: “E os remédios que eu estava tomando para refluxo, eu não conseguia administrar durante esse tratamento com antibiótico. Isso me causou bastante edema e inchaço nas cordas vocais. Esse é um dos elos dessa corrente, são várias causas e acabei me prejudicando bastante”.

Nattan deu alguns detalhes de como sua voz ficava em alguns momentos: “Eu chegava no show perfeitamente bem, com a fonoaudióloga direto do meu lado e, com 20, 30 minutos de show minha voz sumia totalmente, do nada. Não consegui cantar, não consegui voltar”, relatou, antes de desabafar:

“É muito doloroso para um cantor está querendo cantar no palco, está querendo se expressar ali em um momento tão feliz e não consegui cantar. Tem um vídeo que [mostra] 0h15 eu cantando com uma voz e 0h16, eu sem voz nenhuma. É inexplicável. Meio que isso assustou porque a gente não sabia o que estava causando isso”, disse.

Após dar detalhes dos problemas que vem enfrentando, o cantor rebateu críticas por ter cancelado uma das apresentações de fim de ano: “Pode ter certeza, se eu tivesse 5% de voz eu teria tentado fazer o show em Recife. Tomei medicamento, tomei injeção para tentar ficar melhor, para tentar fazer o show de Recife, mas não tinha voz nenhuma. À noite, eu estava tentando de todo jeito, assim como eu estava fazendo no Rio de Janeiro, que era um sonho para mim desde moleque, cantar no Réveillon de Copacabana, levando meu Nordeste para fora. Essa foi uma oportunidade muito grande”.

Logo depois, ele deu mais detalhes sobre o show na virada do ano: “Eu fui bem abraçado pelo Rio de Janeiro e não poderia deixar de tentar. Na terceira música do show a minha voz já deu fraquejada, já deu uma parada, diminuída e eu já estava no palco. Olhei para cima, pedi a Deus, consegui fazer uma hora de show e graças a Deus deu tudo certo. Quando eu pisei para fora do palco a minha voz ficou totalmente rouca de novo”, pontuou.

O artista, então, falou sobre a pausa nas apresentações: “Esse é o momento de parar, esse é o momento de me cuidar, é o momento de me juntar com as pessoas, com os médicos que estão me acompanhando para ver realmente qual o tratamento a fazer”, declarou, antes de continuar:

“Eu quero voltar para vocês seguro, eu quero voltar para vocês quando estiver com a voz 100%, cantando, levando essa alegria que vocês sempre vão ver, como eu sempre disse aqui dentro do meu coração e nas minha músicas e está bem”, declarou.

No fim, ele explicou o motivo de decidir parar: “Me cuidar, ver cada ponto, se é um ponto alérgico, se é um ponto de refluxo, cuidar com fono, mas só voltar bem. Porque eu não quero estar fazendo um show no dia 1º, sem saber se no segundo vou ter voz pra cantar. Não quero estar quebrando compromisso. Vou me cuidar, voltar 100% pra vocês, levando sempre alegria”, encerrou.

Amigos famosos de Nattan enviaram mensagens de apoio nos comentários do vídeo: “Meu amigo, saúde em primeiro lugar. Pare, se cuide e fique o tempo que precisar. Seus fãs estarão aqui te esperando e você vai voltar melhor ainda! ❤️🙏🏼 Deus te abençoe! Feliz ano novo!”, escreveu Joelma. “As adversidades acontecem assim, nos momentos mais ‘importantes’. Essa é a hora que você se apega ainda mais em Deus e sai mais gigante do que entrou nessa. Saúde, irmão 🙏🏽”, desejou Dilsinho. “Melhoras, meu irmão! Já deu tudo certooooo 🙏🏻🙏🏻❤️”, comentou Nadson Ferinha.



Fonte: Metrópoles


01/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM