NOTÍCIAS


Microcopy: como criar pequenos textos e conquistar grandes impactos?


No vasto universo digital em que a atenção do usuário é um recurso escasso e valioso, o microcopy emerge como ferramenta poderosa para conquistar corações e mentes. Trata-se da arte de transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Afinal, em tempos em que até vídeos de 15 segundos são considerados grandes, redigir textos longos e complexos não é mais uma opção.

Seja em botões, mensagens de erro, formulários ou chamadas de ação, o microcopy é a voz silenciosa que guia, encanta e influencia. Sua importância transcende o tamanho reduzido, transformando-se em peça-chave para o sucesso de websites, aplicativos e plataformas digitais. Nesse contexto, cada letra é escolhida a dedo, pautada no universo do marketing digital para converter o máximo de leads.

Em outras palavras, é uma técnica ideal para gerar impacto inicial e fisgar o público no seu funil de vendas, prendendo a atenção em pouquíssimos segundos.

Principais dicas por trás da magia

Desempenhando papel vital na experiência do usuário, o microcopy é responsável por transmitir informações de forma concisa, clara e persuasiva. O grande segredo não está apenas no que é dito, mas também em que momento a mensagem é entregue. A estratégia tem muito mais efeito quando posicionada entre fases em que o potencial cliente está prestes a seguir na jornada de consumo.

Objetividade e clareza: é a base para qualquer microcopy. Portanto, é imprescindível indicar apenas o que é necessário de um jeito claro, eficiente e que vá direto ao ponto.

Se o usuário precisar ler duas linhas para colocar um produto no carrinho, é possível que ele se distraia e desista. Basicamente, o trabalho deve ser minimizar ou eliminar qualquer possibilidade de dúvida ou interpretação alternativa.

Relevância: diferentemente dos textos publicitários tradicionais, que focam no uso de adjetivos e de sensações durante a leitura, o microcopy exige que cada palavra seja útil e esteja levando a algum lugar em vez de apenas gerar desejo.

Tom e estilo adequados: como o seu público se comunica? Se está falando com um grupo empresarial que lida com investimentos, é preciso ter certo cuidado com os termos escolhidos, demonstrando respeito ao aspecto sério do segmento. No entanto, se estiver se comunicando com jovens comprando roupas, vale ousar e usar palavras mais descontraídas.

Positividade e empatia: ao ter contato com uma marca, o usuário espera por uma experiência positiva. Apesar de encaminhar o processo de compra, o microcopy também deve criar conexões emocionais e contribuir com a satisfação do consumidor.

Como fazer e o que evitar

Não há nada melhor do que a prática para entender como o microcopy funciona e de que maneira pode ser otimizado. Mas para facilitar ainda mais o processo, seguem dois exemplos por categorias para mostrar o melhor uso dessa ferramenta:

  • Botões de chamada para ação

“Faça seu cadastro em nosso site para acessar conteúdos inéditos”. Além de ser comprida e utilizar dois verbos para indicar uma única ação, essa frase não dá a impressão de atitude, apenas de uma sugestão. Melhor alternativa: “Teste de graça por um mês”.

  • Campos de formulário

“Preencha com seu nome inteiro para que possamos ter uma relação melhor”. Parece um pouco “engessada”, não é mesmo? Uma opção mais simples, objetiva e empática seria: “Nome completo: queremos te conhecer!”.

Apesar de enaltecer informações curtas, o microcopy tem impacto expressivo no desempenho de muitas marcas.

Não é apenas uma tendência: tornou-se necessidade estratégica para sobreviver no ambiente on-line e se destacar da concorrência.

Vá direto ao ponto gerando empatia e confiança e veja a experiência do usuário se transformar!

Lívia Barreto é diretora de marketing da Dinamize

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: “rec-reel-2n5-a”, container: “taboola-mid-article-reco-reel”, placement: “Mid Article Reco Reel”, target_type: “mix” });


Fonte: Metrópoles


10/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM