NOTÍCIAS


Lula e Barroso retiram últimas grades da Praça dos 3 Poderes


O presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fizeram a retirada simbólica, na tarde desta quinta-feira (1º/2), de grades de proteção ao redor do prédio, na Praça dos Três Poderes. As estruturas cercam há anos a Corte e haviam sido reforçadas após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, no ano passado.

O ato ocorreu após a abertura do ano Judiciário. O evento contou com representantes dos Três Poderes. Além de Barroso, participaram da cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Antes da retirada das grades, as autoridades relembraram a destruição dos prédios dos Três Poderes. “Há um ano, ainda eram visíveis nessa casa as marcas da destruição deixadas pelos atos golpistas. Hoje, celebramos a harmonia entre as instituições e o respeito à democracia”, afirmou o presidente Lula.

O momento também foi relembrado por Rodrigo Pacheco. O senador pontuou que a união entre as instituições após os ataques mantiveram os “propósitos republicanos”. “Foi justamente a tenacidade dos Poderes da República e o amor à democracia que nos mantiveram firmes e inabaláveis em nossos propósitos republicanos”, disse.

0

Antes do STF, o Palácio do Planalto, em maio do ano passado, tirou as grades de proteção contra manifestações violentas. Em seguida, durante cerimônia que lembrou o 8 de janeiro um ano depois, o Congresso tirou as grades metálicas.

Agora, a Praça dos Três Poderes volta a ter trânsito livre para os pedestres entre os prédios desenhados por Oscar Niemeyer.



Fonte: Metrópoles


01/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM