NOTÍCIAS


Itália devolve “primeiro avião” da Etiópia, roubado por Mussolini


O governo italiano devolveu à Etiópia a primeira aeronave construída pelo país africano, em 1935, e que foi roubada durante a ditadura fascista de Mussolini. A ação aconteceu nessa segunda-feira (30/1), após um encontro de representantes de 45 nações africanas, em Roma, capital da Itália.

“Hoje é um dia de grande orgulho para os etíopes, pois celebramos a entrega oficial de ‘Tsehay’ pelo governo italiano”, escreveu o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, no X (antigo Twitter).

“Tsehay é a primeira aeronave construída na Etiópia em 1935, sob os esforços colaborativos do engenheiro alemão e piloto do imperador, Herr Ludwig Weber, e de indivíduos etíopes da época”, explicou Ahmed.

Inaugurada em dezembro de 1935, a aeronave realizou o primeiro vôo partindo da caoital Adis Abeba, viajando em um trajeto que percorreu 50 quilômetros, e que durou sete minutos. Em maio de 1936, as forças do exército fascista de Mussolini avançaram sobre a capital da Etiópia e roubaram o avião, levando-o para a Europa.

Espécime único

Descrito como “espécime único” e batizado em homenagem a filha do ex-imperador etíope, Haile Selassie, o avião se encontrava guardado no Museu da Força Aérea italiana desde 1941.

“Esta entrega representa uma mensagem muito forte de que, no rescaldo da Cúpula Itália-África, a [Itália] quer destacar o forte vínculo entre os nossos dois países e quer enfatizar o valor do diálogo e a importância da cooperação internacional”, disse Guido Crosetto, ministro da Defesa da Itália.

Também na segunda, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, anunciou um pacote de investimentos ao continente africano de R$ 29 bilhões.



Fonte: Metrópoles


31/01/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM