NOTÍCIAS


Fruto com ação anti-inflamatória previne a evolução do Parkinson; veja


O açaí é uma palmeira muito comum na região da Amazônia. Seus frutos, de tom roxo escuro com polpa rica, muito utilizados na produção de alimentos e bebidas, já são comuns no dia a dia dos brasileiros. Os benefícios do consumo são múltiplos e cada pesquisa revela mais novidades sobre esse “pequeno gigante”.

O fruto possui vitaminas A, E, D, K, B1, B2, C; minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro; além de aminoácidos e antioxidantes. Em termos de tabela nutricional, cada 100 gramas de açaí puro contém 58 calorias.

foto de uma tigela de açaí
O açaí também pode ajudar a reduzir danos celulares

Além de ser fonte de energia e proporcionar aumento na imunidade, o açaí acabou apresentando uma vantagem inesperada e pouco conhecida, afinal os componentes dessa fruta também podem trazer benefícios para a saúde cerebral.

Açaí x Parkinson

home idoso segura seu próprio braço com a outra mão para tentar comer uma sopa. ele tem Parkinson - Metrópoles
“O diagnóstico é implacável”, diz homem que vive com Parkinson

Um novo estudo revelou que os suplementos de açaí atenuam a doença de Parkinson e retardam sua progressão por meio de efeitos anti-inflamatórios em vias cerebrais que também reduzem a perda de dopamina, substância conhecida como hormônio da felicidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento, uma das hipóteses em torno do Parkinson sugere que a doença ocorre quando certos neurônios do cérebro ficam prejudicados ou morrem, produzindo menos dopamina.

Foto colorida. mulher branca, com camisa de frio está espreguiçando e sorrindo - Metrópoles
A dopamina provoca a sensação de prazer e satisfação

Desta forma, além dos benefícios já conhecidos e a curto prazo, incluir o açaí na dieta pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas, como o Parkinson, e outros problemas futuros.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.



Fonte: Metrópoles


08/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM