NOTÍCIAS


Fernanda Montenegro viverá no cinema mulher que era negra na vida real


Com a divulgação da primeira foto do filme “Vitória”, nasceu uma polêmica. Fernanda Montenegro é a protagonista do longa-metragem, dirigido pelo genro Andrucha Waddington. No filme, ela interpreta uma senhora de 80 anos que filmou e denunciou a rotina do tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana.

Fernanda Montenegro viverá no cinema mulher que era negra na vida realFernanda Montenegro viverá no cinema mulher que era negra na vida real
Fernanda Montenegro (Foto: Divulgação)

Leia mais:

Essa é uma história real, que ganhou o noticiário em 2005. A senhora que fez a gravação e a denúncia era Dona Vitória, uma mulher negra que foi obrigada a permanecer em anonimato para preservar sua segurança até a morte, em fevereiro de 2023. O embranquecimento de sua figura está sendo questionado na Internet.

Joana Zeferino da PazJoana Zeferino da Paz
(Foto: Fábio Gusmão)

Dona Vitória, na verdade, se chamava Joana Zeferino da Paz e era alagoana. Ela morreu com 97 anos – 17 deles vividos em anonimato forçado. Desde que seu caso foi revelado pela imprensa em 2005, ela foi rebatizada e introduzida no programa de proteção a testemunhas. Embora entendesse a situação, ela não gostava do anonimato forçado e queria os créditos e o reconhecimento por sua ação.

Filme “Vitória”, com Fernanda Montenegro, estreia neste ano

O filme “Vitória” dificilmente lhe proporcionará isso. Além da escalação de uma mulher branca para seu papel, o nome de Joana Zeferino da Paz foi alterado para Josefina e sua naturalidade foi trocada de alagoana para mineira. Apesar disso, a Conspiração Filmes e o Globoplay contam que Joana prestou consultoria sobre sua história.

O longa-metragem tem roteiro de Paula Fiuza, esposa de Breno Silveiro, que assumiria a direção, mas morreu no início da produção. Andrucha Waddington assumiu seu lugar.

A estreia está marcada para 15 de agosto nos cinemas.



Fonte: POPline


16/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM