NOTÍCIAS


Expert aponta 4 tipos de alimentos para manter a saúde da tireoide


De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a tireoide é uma glândula no corpo que regula a função de órgãos como coração, cérebro, fígado e rins. Em formato de borboleta, ela fica situada na parte anterior do pescoço, sendo responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), o que garante o equilíbrio do organismo.

A tireoide precisa de iodo para funcionar corretamente e produzir hormônio tireoidiano suficiente para as necessidades do corpo, conforme anuncia o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Portanto, se não houver iodo suficiente no organismo, o indivíduo corre o risco de desencadear hipotireoidismo ou bócio (uma glândula tireoide que aumenta de tamanho para compensar a escassez de hormônio tireoidiano).

Muitas pessoas não têm problemas em obter iodo, visto que o sal de cozinha é um alimento iodado. Mas quem tiver uma dieta com baixo teor de sódio pode precisar aumentar o consumo do micronutriente por meio de outras fontes. Mas, atenção: o excesso de iodo pode ser tão prejudicial à tireoide quanto a falta, desencadeando (ou piorando) o hipotireoidismo.

Para saber quais alimentos são aliados à tireoide, a coluna recorreu à nutricionista funcional Maria Olivia Araujo. Especialista em emagrecimento e problemas digestivos e intestinais, a profissional compartilha quatro opções para investir e manter a saúde da glândula em dia.

Maria Olivia Araujo
Maria Olivia Araujo é nutricionista funcional com foco em emagrecimento e problemas digestivos e intestinais

Confira:

1 – Castanha do Pará

Se a profissional tivesse que escolher um nutriente essencial para a saúde da tireoide, ela optaria pelo selênio! “É ele que faz a conversão do T4 em T3 livre, que é a sua forma ativa. Se o seu T3 livre no seu exame está abaixo de 3pg/ml, pode ter certeza que é por falta de selênio”, revela.

A castanha do Pará, portanto, vale ser incorporada na rotina alimentar, visto que o ingrediente é rico em selênio.

Castanhas do Pará
Castanhas do Pará

2 – Sementes de abóbora e girassol

Maria Olivia afirma que as sementes de abóbora e girassol são ótimas fontes de magnésio, um importante mineral para a ativação dos hormônios da tireoide. Que tal investir nesses grãos?

3 – Iogurte natural

“Muitos não sabem, mas o nosso intestino é um órgão endócrino! Isso porque diversas regulações hormonais acontecem nele, inclusive a ativação do T4 em T3 na sua forma ativa”, fala a nutricionista.

Por isso, o consumo de alimentos pré e probióticos, como o iogurte natural, ajuda a equilibrar a microbiota intestinal.

Iogurte natural

4 – Carnes e peixes

O ferro, o zinco e o selênio, presentes nas carnes e nos peixes, são cruciais para a síntese dos hormônios. Ainda, as carnes são ricas em vitamina B12, que contribui para a melhora das doenças autoimunes na tireoide, como a Tireoidite de Hashimoto, conforme aponta a especialista.

Já os peixes “são ricos em iodo e ômega 3, duas fontes que controlam a síntese hormonal da tireoide e também o grau de inflamação sistêmico do corpo.”

Hábitos de vida

Questionada sobre quais alimentos evitar, Maria Olivia responde que é difícil abordar um ingrediente específico que piora a saúde da tireoide. “Não acredito que um alimento em especifico é capaz de fazer isso, mas sim o seu contexto dentro de um estilo de vida”, frisa.

“Se você tem um estilo de vida sedentário, vive estressado, não consegue dormir direito, um intestino que não funciona e, ainda não se alimenta bem, pode ter certeza que nesse contexto não são só as escolhas ‘ruins’ na alimentação, mas o todo!”, ressalta a profissional.

Os hábitos de vida também influenciam na saúde da tireoide, segundo a nutricionista

Logo, para a especialista, melhor do que focar no problema é entender a causa dele. “Se o seu estilo de vida contribuiu para um padrão inflamatório, a alimentação vai ser só mais um gatilho”, lembra. “Agora, já imaginou melhorar todos os seus hábitos de vida e, ainda, consumir alimentos que melhoram a saúde da tireoide? Isso sim, muda a sua saúde por inteiro”, acrescenta.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: “rec-reel-2n5-a”, container: “taboola-mid-article-reco-reel”, placement: “Mid Article Reco Reel”, target_type: “mix” });


Fonte: Metrópoles


31/01/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM