NOTÍCIAS


Exército vai construir ponte provisória para reforçar estrutura que pode colapsar entre Ilicínea e Boa Esperança


Exército vai construir ponte provisória para reforçar estrutura que pode colapsar entre Ilicínea e Boa Esperança – Foto: reprodução

A ponte metálica sobre o Ribeirão Águas Verdes, na divisa entre Boa Esperança (MG) e Ilicínea (MG), irá receber uma nova estrutura temporária montada pelo Exército Brasileiro por meio de uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A travessia fica no km 458, da BR-265. Conforme o DNIT, a ponte está em risco e pode desabar a qualquer momento. Isso porque atual estrutura teve uma pilastra danificada pelas chuvas e tem funcionado em meia pista desde então.

Ainda segundo o DNIT, a ponte atual apresenta sinais claros de colapso, já que é uma estrutura de aço que não atende mais às necessidades da rodovia. A travessia foi dimensionada para uma época em que a pista tinha pouco movimento.

Conforme o departamento, um técnico de Brasília (DF) esteve no local na semana passada e fez a fiscalização da estrutura, constatando que a ponte pode ruir a qualquer momento.

Atualmente, os carros passam pela metade mais segura, mas o local está interditado e sinalizado.

Exército vai construir ponte provisória para reforçar estrutura que pode colapsar entre Ilicínea e Boa Esperança – Foto: reprodução

Nova ponte

Uma nova ponte nova de concreto já tem projeto pronto e será licitada. Enquanto isso, o DNIT vai fazer uma estrutura móvel temporária, em caráter emergencial, através de um termo de cooperação com o Exército Brasileiro. A ponte que está no local continuará lá e uma nova será instalada em cima.

O trabalho contará com 51 militares do Exército Brasileiro e um comboio com cinco veículos que saiu do Rio de Janeiro (RJ).

A ponte emergencial tem o investimento estimado de R$ 150 mil. Além dos recursos de apoio operacional dos municípios e dos custos operacionais do Exército.

Divisa fechada para obras

Atenção, motoristas! O trecho entre Boa Esperança e Ilicínea passará pelas obras emergenciais entre os dias 1º e 8 de fevereiro.

No próximo sábado (3), a rodovia será fechada às 5h e permanece assim até o final da montagem na terça-feira (6), às 18h. Portanto, ficarão fechadas as saídas de Boa Esperança e Ilicínea.

Exército vai construir ponte provisória para reforçar estrutura que pode colapsar entre Ilicínea e Boa Esperança – Foto: reprodução

Os veículos com mais de 7 toneladas devem passar pelo município de Carmo do Rio Claro (MG). Já os demais veículos deverão acompanhar a sinalização do desvio, seguindo as placas orientativas e as orientações dos agentes e policiais.

Além da atenção às sinalizações, os motoristas devem ter cuidado redobrados com a presença dos animais, devido à alta quantidade de fazendas na região.

A Prefeitura de Boa Esperança informou o seguinte cronograma das atividades dos militares:

  • 01/02 (quinta-feira):
    14h – chegada do exército à Escola Municipal Fazendas Águas Verdes, local que irá abrigar a base de apoio em Boa Esperança;
  • 02/02 (sexta-feira):
    preparação do canteiro de obras, desembarque do material e serviço de topografia;
  • 03/02 (sábado):
    5h – Fechamento total da pista;
    6h – Início do lançamento da ponte;
  • 06/02 (terça-feira):
    18h – conclusão do lançamento da ponte e liberação da pista para os veículos;
  • 07/02 (quarta-feira):
    desmobilização da base.


Fonte: Jornal Folha Regional


01/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM