NOTÍCIAS


Embaixador em Israel só deve encontrar Mauro Vieira no final da semana


Chamado ao Brasil para consultas, o embaixador brasileiro em Israel, Fred Meyer, só deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no final desta semana.

Segundo fontes do Itamaraty, o embaixador chegará ao Rio de Janerio, onde o chanceler brasileiro despacha ao longo desta semana, apenas na noite da quarta-feira (21/2).

Na quarta e na quinta-feira (22/2), contudo, Mauro Vieira estará focado nas reuniões com chanceleres de outros países do G20 que acontecem na capital fluminense.

A expectativa no Ministério das Relações Exteriores é de que Meyer e o chanceler só consigam sentar para conversar com calma no final da quinta ou na sexta-feira (23/2).

0

Gesto de insatisfação

O governo brasileiro chamou o embaixador em Israel para consultas em um gesto para demonstrar insatisfação com o tratamento dispensado por autoridades israelenses ao Brasil nos últimos dias.

Além de pedir para Meyer voltar, Mauro Vieira convocou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para prestar esclarecimento. Os dois conversaram na segunda-feira (19/2), no Rio.

A crise diplomática entre os dois países foi desencadeada por uma declaração dada por Lula no domingo (18/2) comparando os assassinatos de palestinos na Faixa de Gaza cometidos por Israel ao Holocausto.

A relação de Israel

A fala causou forte reação de Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves” e que Lula “cruzou a linha vermelha”.

O governo de Israel também convocou o embaixador do Brasil em Tel Aviv para cobrar explicações. Em uma atitude não usual, as autoridades israelenses levaram Meyer para o Museu do Holocausto.

Nessa terça-feira (20/2), Israel dobrou a aposta. Pelas redes sociais, o chanceler daquele país, Israel Katz, voltou a cobrar pedido de desculpas de Lula e questionou. “Como ousa comparar Israel a Hitler?”.



Fonte: Metrópoles


21/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM