NOTÍCIAS


Dermatologista revela o que vai bombar no ramo da estética em 2024


O universo da estética está sempre em movimento. Quando acabamos de conhecer um produto ou tecnologia nova, a indústria vai lá e lança mais uma ferramenta surpreendente. Mas uma coisa é fato: a disponibilidade de tratamentos é ampla — e os estudos para desenvolver soluções para cada tipo de problema não param.

Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, o médico Thiago Perfeito revelou quais procedimentos, conceitos e tecnologias voltadas à dermatologia e estética estarão em alta no ano de 2024.

Confira:

Exossomos e biorremodeladores

Os exossomos estão na vanguarda da regeneração da pele, promovendo a reparação e o rejuvenescimento celular. “Facilitando a comunicação intercelular, eles estimulam a renovação da pele e a produção de colágeno, representando um avanço significativo em tratamentos estéticos”, diz o dermatologista.

No Brasil, a ExoCoBio é um exemplo de marca que oferece tratamentos avançados baseados em exossomos.

Já o Prophilo inaugurou uma categoria única, a dos biorremodeladores de colágeno. “Tendo como componente uma versão patenteada do ácido hialurônico, o Prophilo não apenas hidrata profundamente a pele, mas também atua na bioestimulação do colágeno e da elastina, proporcionando um efeito rejuvenescedor intenso”, afirma Thiago.

Jovem mulher com toalha no cabelo sorrindo para a foto - Metrópoles
Os exossomos estimulam a renovação da pele e a produção de colágeno

Esse tratamento é ideal para quem busca melhorar a elasticidade da pele e reduzir sinais de envelhecimento, sem o uso de preenchimentos tradicionais e sem volumização.

Segunda geração dos bioestimuladores

A evolução dos bioestimuladores na estética facial e corporal é marcada pela transição dos bioestimuladores de primeira geração, que incluem substâncias como o ácido poli-L-lático (PLLA) e a hidroxiapatita de cálcio (CaHa), para os bioestimuladores de segunda geração, que enriquecem esses componentes com ácido hialurônico.

“O ácido poli-L-lático, conhecido como a sigla PLLA (Poly L Lactic Acid) é uma substância biodegradável, ou seja, que é absorvida pelo organismo, usada há mais de 20 anos em tratamentos estéticos. Quando o PLLA, exemplificado pelo Sculptra (originário dos Estados Unidos), é injetado nas camadas mais profundas da pele, ajuda a estimular a produção de colágeno do próprio seu organismo”, conta o especialista.

A hidroxiapatita de cálcio (CaHa), por sua vez, é representada pelo Radiesse (da Alemanha), conhecida por promover regeneração tecidual e servir como um preenchedor dérmico bioativo, melhorando não só a qualidade da pele, mas também contornos faciais ou corporais.

Jovem mulher asiática com faixa no cabelo passando a mão no rosto - Metrópoles
A evolução dos bioestimuladores na estética facial e corporal é marcada pela transição dos bioestimuladores de primeira geração para os de segunda geração

Para o dermatologista, a adição de ácido hialurônico a esses bioestimuladores representa um avanço significativo, não apenas preservando as propriedades regenerativas originais, mas também introduzindo a habilidade de atrair e reter água na pele, melhorando substancialmente sua hidratação, elasticidade e volume.

“Essa inovação é exemplificada em produtos de segunda geração lançados recentemente como o HarmonyCa (combinando CaHa e ácido hialurônico) e por um lançamento ainda não revelado da Rennova (combinando PLLA e ácido hialurônico)”, aponta.

“O futuro dos bioestimuladores avança para a entrega de tratamentos mais eficazes, com resultados vistos mais rapidamente, mantendo a vantagem de grande durabilidade”

Thiago Perfeito, dermatologista

Neuromoduladores

Os neuromoduladores desempenham um papel crucial no suavizar de linhas e rugas, trazendo diversas soluções para o rejuvenescimento da pele com resultados distintos.

De acordo com o profissional, atualmente, há diversas marcas no Brasil, como o pioneiro Botox, trazido dos Estados Unidos pela empresa Allergan, que é amplamente reconhecido pela sua duração e eficácia; e o Dysport, vindo da Suíça pela empresa Galderma, que se destaca pela ação rápida e capacidade de tratar grandes áreas de forma natural.

Existem, ainda, o Xeomin, importado da Alemanha pela empresa Merz, apreciado pela formulação pura, livre de proteínas desnecessárias, reduzindo o risco de resistência ao tratamento; e o Nabota, trazido da Coreia do Sul pela empresa Rennova, que é valorizado pelo rápido início da ação, sendo para os pacientes uma opção inovadora no mercado de neuromoduladores.

Rosto de mulher negra jovem sorrindo - Metrópoles
Os neuromoduladores trazem diversas soluções para o rejuvenescimento da pele com resultados distintos

Perfeito comenta que o Brasil ainda não recebeu uma opção com maior durabilidade significante e comprovada por estudos científicos, mas o órgão regulador FDA aprovou recentemente o uso da toxina Daxxify, que tem como diferencial a durabilidade maior que de os concorrentes. “Cada produto apresenta uma abordagem específica para combater os sinais de envelhecimento, permitindo uma seleção personalizada baseada nas necessidades individuais de cada paciente”, fala.

“A estética facial e corporal em 2024 é marcada por uma busca crescente por procedimentos que garantem resultados naturais, duradouros e com mínima invasão. Essa tendência reflete a preferência dos pacientes por tratamentos que ofereçam melhorias estéticas sem comprometer sua rotina diária”, pontua.

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: “rec-reel-2n5-a”, container: “taboola-mid-article-reco-reel”, placement: “Mid Article Reco Reel”, target_type: “mix” });

O dermatologista acrescenta que a personalização dos tratamentos se destaca, além dos novos injetáveis, pela tecnologia, permitindo ajustes precisos para atender às características individuais de cada paciente. “A convergência de novos injetáveis e novas tecnologias maximiza a eficácia e rapidez de resultados com a segurança para os pacientes”, frisa.

Tecnologias

Ultrassom microfocado

A tecnologia de ultrassom microfocado, conforme identifica Thiago Perfeito, é ideal para pacientes que buscam um lifting facial não cirúrgico, atingindo camadas profundas da pele para estimular a produção de colágeno. “Seu uso deve só aumentar nesse ano de 2024”, opina.

Para o médico, notáveis nessa categoria são o Ultraformer 3 e MPT (Coreia do Sul), que revolucionaram a eficácia e cada vez mais outras marcas tem avançado nas tecnologias baseadas no ultrassom.

Médico examinando rosto de jovem mulher - Metrópoles
O ultrassom microfocado é ideal para pacientes que buscam um lifting facial não cirúrgico

Laser

O especialista lembra que existem diversos tratamentos a laser há muitos anos no Brasil com soluções para problemas como manchas, rugas e cicatrizes, mas que algumas marcas tem inovado em tecnologias mais avançadas.

É o caso do laser de picosegundo trazido da Eslovênia pela empresa Fotona (StarWalker); da segunda geração do laser de picossegundo, trazido da Itália pela empresa Medsystems (Discovery Pico Plus); e do Hyper Laser, um pulso ultrarrápido que vai além do pico, trazido pela empresa Skintec (Lutronic Millennium).

Radiofrequência microagulhada

A radiofrequência microagulhada, que combina microagulhamento com radiofrequência, é uma tecnologia avançada para o rejuvenescimento facial e o tratamento de cicatrizes de acne, segundo Perfeito. “O Morpheus8 (Israel) é líder nesse segmento, oferecendo uma solução eficaz para a regeneração da pele”, expõe.

“À medida que avançamos, essas tendências e tecnologias ilustram um caminho empolgante para a estética, prometendo procedimentos mais eficientes, seguros e satisfatórios para os pacientes, consolidando um futuro promissor para os tratamentos estéticos, onde a inovação e os resultados excepcionais caminham lado a lado”, finaliza o médico.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.



Fonte: Metrópoles


14/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM