NOTÍCIAS


Conheça o nutriente popular que pode mudar a saúde do seu intestino


O nosso corpo tem o equivalente a um “segundo cérebro”. Muitos órgãos podem passar pela sua mente ao pensar nisso, mas é o intestino que leva a fama, devido às terminações nervosas e à conexão com o sistema nervoso.

Assim como o cuidado com o cérebro, é importante dar uma atenção especial ao intestino. Fatores como uma vida sedentária, beber pouca água, comer fast-food e viver estressado, podem acabar prejudicando o bom funcionamento do órgão.

Vitamina C

Entre as várias funções do intestino, ele é responsável pela regulação de diversos processos, como a produção da serotonina e absorção de nutrientes. Para mantê-lo saudável, uma alimentação balanceada é a resposta.

De acordo com a especialista Laura Purdy. um nutriente surpreendente — e popular — também pode combater problemas intestinais: a vitamina C. “Como a vitamina C é um antioxidante, ela pode ajudar a neutralizar os radicais livres e combater o estresse oxidativo, por isso é ótima para o sistema digestivo e para a saúde”, explicou a profissional ao portal especializado Eating Well.

Foto colorida de um suco de laranja - Metrópoles
Suco de laranja é rico em vitamina C

Além de prevenir doenças e fortalecer o revestimento, a vitamina C pode melhorar a diversidade intestinal, uma vez que o órgão é lar de centenas de cepas bacterianas que apresentam benefícios únicos.

“A vitamina C pode realmente ajudar a saúde intestinal, afetando o equilíbrio entre bactérias boas e más no seu microbioma”, afirmou Purdy que reforça que um intestino diversificado é bom para a saúde.

De acordo com o National Institutes of Health , a dose dietética recomendada de vitamina C para maiores de 19 anos é de 90 miligramas para homens e 75 miligramas para mulheres.

Onde encontrar vitamina C?

tábua com frutas coloridas e diversas

É comum associar imediatamente a vitamina C à laranja, mas há uma variedade de opções para alcançar os níveis ideais desse nutriente no organismo. Ele pode ser encontrado em praticamente todas as frutas e vegetais.

No caso das frutas, a laranja, o kiwi, a goiaba, o caju, o abacaxi, o morango e o mamão são as melhores opções. Acima dessas está apenas a acerola com cerca de 1600 mg de vitamina C em 100 g da fruta.

acerolas
A acerola é rica em vitamina C

Entre as verduras e legumes, algumas das sugestões são batatas, pimentões, tomates, brócolis, espinafre e repolho e salsa. Basta verificar a quantidade do nutriente em cada item para atingir o ideal recomendado de cada dia.

Pote com brócolis dentro e alguns pedaços espalhados pela mesa
Além de ter muita proteína, o brócolis reduz o colesterol e é rico em vitamina C

Para além da saúde do intestino, a vitamina C ou ácido ascórbico, ainda é vital na cicatrização de feridas, produzindo colágeno para apoiar os tecidos do corpo e a saúde imunológica, ainda de acordo com o National Institutes of Health. Portanto, mais uma razão para manter esse nutriente sempre na sua dieta.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

 



Fonte: Metrópoles


24/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM