NOTÍCIAS


Como participação em Renascer abalou carreira de Taumaturgo Ferreira


Nem todo mundo se lembra, mas Taumaturgo Ferreira, íntérprete de Zé Venâncio na primeira versão de Renascer, foi demitido do folhetim por causa de embates com Benedito Ruy Barbosa, autor da obra. Em entrevista recente a Heloísa Tolipan, o ator lembrou o episódio e revelou que  briga teve efeitos permanentes em sua carreira.

“Até Renascer eu vinha numa ascendente na Globo, fazendo trabalhos de prestígio. Cheguei a ser chamado para três novelas ao mesmo tempo, de modo que eu podia escolher qual fazer. Nesta, do Benedito, eu era creditado com destaque na abertura: ‘Taumaturgo Ferreira como José Venâncio’”, lembrou.

“Daí (diante da demissão), a gente sente um baque. Fui sentindo os reflexos disso com o passar dos anos, já que isso foi afetando a minha carreira. Comecei a perceber que fui barrado no baile”, disse.

Segundo Taumaturgo, as divergências com Benedito se deram por discordâncias sobre o personagem. “Eu e o diretor, Luiz Fernando Carvalho, estávamos de acordo na composição do personagem, tanto no visual como em seu jeito. Entendíamos que como o personagem havia viajado, morado fora, ele não teria sotaque, o que faria um contraponto com o núcleo rural”, contou.

0

O ator, então, aboliu os “oxente” e os “painho” que vinham escritos no texto. “Eu não dizia, não por indisciplina, mas por uma questão de coerência. Ninguém me falou que eu devia, necessariamente, dizê-los”, contou

A gota d’água foi a decisão do ator de mudar algumas palavras do roteiro. “Numa gravação, porém, parece ter havido a gota d’água: Eu deveria dizer duas palavras escatológicas à mesa, na hora do almoço. Eu achava que aquele rapaz não as diria, em razão de ele ser educado”, explicou.

“Mesmo pressionado, a mantê-las, substituí por algo que mantivesse a ideia original. Talvez este tenha sido o estopim. Todavia, esse desligamento aconteceria, mais hora ou menos hora, já que, talvez, o autor estivesse descontente. O papel não era dos meus sonhos mas eu estava ali, jogando a regra do jogo”.



Fonte: Metrópoles


14/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM