NOTÍCIAS


Chá melhora a digestão e previne contra diabetes; veja qual


Com incríveis propriedades medicinais, o chá de cravo oferece uma série de benefícios para a saúde, como estimular o sistema imunológico, diminuir os riscos de desenvolver doenças vasculares e diminuir o açúcar no sangue.

A bebida aromática é popularmente utilizada na culinária e na medicina tradicional há séculos. Para entender os benefícios de incluir o chá de cravo na rotina, a Coluna da Claudia Meireles entrevistou a nutróloga Patrícia Santiago.

Benefícios do chá de cravo

Xicara com chá de cravo
Chá de cravo melhora a digestão e previne contra diabetes

De acordo com a nutróloga, o cravo, especiaria originária da Indonésia, tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, melhora a digestão e controla a glicemia. “Oferece vários benefícios por ser fonte de vitamina C, que ajuda na imunidade, por ter cálcio, ferro e magnésio”, destaca a profissional.

Propriedades antioxidantes

O cravo é rico em compostos antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e reduz o risco de diversas doenças. “Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células do corpo. O estresse oxidativo causado pelos radicais livres está associado à várias doenças crônicas – como doenças cardíacas, câncer e diabetes – e os antioxidantes do chá de cravo ajudam a reduzir esse tipo de estresse”, explica Patrícia.

Além disso, os antioxidantes do chá ajudam a melhorar a saúde da pele por protegerem as células contra danos e envelhecimento precoce.

Aumenta a saúde vascular

Segundo a nutróloga, o consumo regular de chá de cravo pode ter efeitos benéficos para a saúde vascular. “Pode ajudar a melhorar a função dos vasos sanguíneos, reduzir a pressão arterial, diminuir a inflamação, prevenir a formação de coágulos sanguíneos e proteger contra danos oxidativos”, detalha.

Reduz o açúcar no sangue

Ingerir a bebida com frequência pode regular os níveis de açúcar no sangue e diminuir os riscos de diabetes. “Alguns estudos sugerem que o chá de cravo pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou pré-diabetes. Isso se deve principalmente aos compostos presentes no cravo, incluindo o eugenol, que tem demonstrado ter efeitos positivos na regulação da glicose”, explica Patrícia.

Cravos
O cravo tem propriedades que potencializam o sistema imunológico

De acordo com a médica, o eugenol pode melhorar a sensibilidade à insulina e aumentar a captação de glicose pelas células, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis. “Além disso, o chá de cravo também pode ter um efeito redutor na resistência à insulina, o que é uma das principais causas do diabetes tipo 2”, destaca.

Patrícia Santiago ressalta, no entanto, que são necessárias mais pesquisas para entender completamente os efeitos do chá de cravo na prevenção contra diabetes e pontua a importância de sempre monitorar os níveis de glicose no sangue com a ajuda de um profissional de saúde.

Melhora o sistema digestivo

O chá de cravo pode ajudar a aliviar sintomas de problemas digestivos, como náuseas, indigestão, gases, cólicas e distensão abdominal. “O consumo pode ajudar a estimular a produção de enzimas digestivas e sucos gástricos, facilitando a digestão dos alimentos e ajudando a prevenir problemas como constipação e indigestão”, ressalta a profisisonal.

Segundo Patrícia, o chá de cravo também tem ação anti-inflamatória. “Os compostos presentes no cravo têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal e proporcionar alívio para condições como colite e síndrome do intestino irritável”, relata.

A nutróloga também diz que o cravo tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas, que podem ajudar a combater infecções intestinais causadas por bactérias ou fungos, como a candidíase intestinal. Além disso, a bebida pode ajudar a aliviar a dor de estômago e cãibras abdominais devido às propriedades analgésicas e relaxantes musculares.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser antioxidante e antimicrobiano, o chá de cravo ajuda a fortalecer o sistema imunológico. “Ele pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico de várias maneiras, incluindo suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes, estimulantes da produção de células imunes e anti-inflamatórias. Incorporar o chá de cravo em sua dieta pode ser uma maneira eficaz de apoiar a saúde imunológica e reduzir o risco de infecções”, destaca Patrícia.

0

Melhores horários para consumir chá de cravo

Como o chá de cravo auxilia na digestão, o melhor seria tomar uma xícara da bebida após as refeições. Tomar pela manhã ou à tarde também pode ser revigorante. Como o cravo também tem propriedades calmantes, o chá pode promover o relaxamento antes de dormir.

Apesar dos benefícios apresentados, a nutróloga alerta para a importância de ingerir a bebida com moderação. “O uso excessivo pode levar à irritação gastrointestinal e causar sintomas como azia, refluxo ácido e desconforto abdominal.

Além disso, a médica diz que os compostos presentes na especiaria podem resultar em reações alérgicas em algumas pessoas. Caso sintomas como erupções cutâneas, coceira, inchaço e dificuldade respiratória apareçam, é necessário procurar orientação profissional. Pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes ou antiplaquetários precisam consultar um médico antes de introduzir o chá de cravo à dieta.

“Devemos ressaltar que o consumo excessivo de cravo, seja na forma de chá ou em outras preparações, pode levar à toxicidade devido à alta concentração de certos compostos, como o eugenol. Isso pode causar sintomas como náuseas, vômitos, tonturas ou até mesmo danos ao fígado em casos extremos. Portanto, é importante consumir o chá de cravo com moderação e dentro dos limites recomendados”, finaliza Patrícia.

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: “rec-reel-2n5-a”, container: “taboola-mid-article-reco-reel”, placement: “Mid Article Reco Reel”, target_type: “mix” });

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram



Fonte: Metrópoles


25/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM