NOTÍCIAS


Carnaval da Bahia: governo sanciona lei que proíbe uso de pistola de água


A utilização das pistolas de água pelos foliões tem seus dias contados no Carnaval da Bahia. O Governo baiano sancionou na última segunda-feira (29) uma lei que proíbe o uso do objeto e dispositivos similares durante o Carnaval e festas populares de rua em todo o estado. A medida, aprovada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), visa garantir a segurança das mulheres durante as festividades carnavalescas.

Leia Mais:

A regulamentação, estabelecida pela lei nº 14.584 e divulgada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), determina que quem estiver portando as famosas “arminhas de água” terá o material apreendido, sem sofrer penalidades, a menos que haja resistência.

Depois da repercussão de um incidente no Carnaval de 2023, a iniciativa ganhou força. Na ocasião, uma mulher foi alvo de intimidação ao ser cercada por um grupo de homens no bloco “As Muquiranas”. A vítima, expressando desconforto com os jatos de água, acabou sendo empurrada e fisicamente agredida. Para este ano, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) firmou com o bloco um termo de ajustamento de condutas (TAC) como ação de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Elisângela Araújo, responsável pela SPM, discursando. Foto: Fernando Viva/GOVBAElisângela Araújo, responsável pela SPM, discursando. Foto: Fernando Viva/GOVBA
Elisângela Araújo, responsável pela SPM, discursando. Foto: Fernando Viva/GOVBA

Segundo Elisângela Araújo, responsável pela SPM, a política foi elaborada com o propósito de assegurar a segurança das mulheres durante a celebração.

Quero agradecer a sensibilidade do governador, da deputada Olívia e de todos os parlamentares, que aprovaram por unanimidade o projeto. A gente acredita na prevenção e na sensibilização das pessoas para acabar com esse tipo de violência machista e misógina dentro do nosso Carnaval, que é uma festa linda e o mundo ama”, disse a secretária.

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Foto: Fernando Viva/GOVBAO governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Foto: Fernando Viva/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Foto: Fernando Viva/GOVBA

A aplicação da lei envolverá o recolhimento das pistolas de água nos portais de acesso dos circuitos carnavalescos e dentro dos espaços da festa.

“Para além de apreender as pistolas de água, o nosso principal objetivo é criar um ambiente de tranquilidade e entendimento das pessoas, para que internalizem que essa não é mais uma prática aceitável e liberada”, destaca o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues

Além de campanhas educativas, fiscalização e imposição de penalidades, foram estabelecidos diálogos com as diretorias de blocos, agremiações e outras entidades ligadas aos eventos festivos. O objetivo, claro, é incentivar a adoção de medidas para evitar o uso das pistolas de água.

Vice-governador e coordenador-geral de Carnaval, Geraldo Júnior. Foto: DivulgaçãoVice-governador e coordenador-geral de Carnaval, Geraldo Júnior. Foto: Divulgação
Vice-governador e coordenador-geral de Carnaval, Geraldo Júnior. Foto: Divulgação

Hoje tivemos a sanção e regulamentação de uma lei tão importante para o nosso estado, que tem o objetivo de preservar a identificação, a resistência, a luta e o empoderamento das mulheres. O respeito pelas mulheres. Estamos junto com toda a sociedade civil nesse processo”, afirma Geraldo Júnior, coordenador-geral do Carnaval.

Todas as pistolas de água recolhidas serão direcionadas, por intermédio da SPM, para cooperativas de reciclagem lideradas por mulheres.



Fonte: POPline


01/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM