NOTÍCIAS


Carnaval BA: Filhos de Gandhy desfilam com mensagem de “unidade e paz”


O tapete branco da agremiação Filhos de Gandhy desfila no Pelourinho e no circuito de carnaval Barra-Ondina, em Salvador, no domingo (11) e na segunda-feira (12). As “Filhas” também compõem o grupo que caminha desde Farol da Barra, no litoral soteropolitano. Caetano Veloso, Gilberto Gil e o governador Jerônimo Rodrigues estiveram na dos Afoxés Filhos de Gandhy, no domingo (11), trajados com a vestimenta marcante do bloco.

LEIA MAIS:

“A saída do Gandhy tem diversos significados, o mais forte é a paz. É o tapete branco estabelecido em toda avenida, trazendo a mensagem de unidade e de paz. E, hoje, a presença de Gil e Caetano, que são realmente maestros, criadores históricos, para garantir que o Afoxé Filhos de Gandhy continue tendo essa marca de paz e tranquilidade”, afirmou Rodrigues, chefe do executivo estadual.

Filhos de Gandhy compõem programação de carnaval de Salvador, no Pelourinho e na Barra-Ondina. Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Para abrir os caminhos, os Filhos de Gandhy realizam o do ritual do Padê de Exú, cerimônia religiosa do candomblé. Realizada no Largo do Pelourinho, após a celebração, o desfile dos associados dá-se pelas ruas antigas de Salvador. O Governo do Estado, através do Programa Ouro Negro, concede incentivo financeiro à entidade, a mais antiga a ser contemplada. 

Com o maior investimento da história, o Carnaval Ouro Negro deste ano ampliou a concessão de recursos, saltando de R$ 8 milhões, em 2023, para R$ 14,7 milhões, praticamente o dobro na comparação com o ano passado. Além dos blocos de afoxés, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA), incentiva os desfiles no carnaval de entidades de matrizes africanas como blocos afro, de samba, reggae e blocos de índio.



Fonte: POPline


12/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM