NOTÍCIAS


Carnaval 2024: Conheça os sambas-enredo das escolas do Grupo Especial do RJ


Nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí será preenchido pelos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Por isso, o POPline preparou um resumo para te deixar por dentro dos sambas-enredo das 12 agremiações que concorrem ao cargo de campeã do Carnaval de 2024.

LEIA MAIS:

Conheça os enredos das escolas de samba do grupo Especial no RJConheça os enredos das escolas de samba do grupo Especial no RJ
Ao todo, 12 escolas desfilarão durante os dois dias de folia na Sapucaí. (Foto: Imprensa Rio Carnaval/Alexandre Vidal)

A Porto da Pedra, que se tornou campeã da Série Ouro em 2023 e, com isso, conquistou seu espaço no Grupo Especial, abrirá os desfiles no primeiro dia, o domingo (11). Depois dela, desfilarão Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense.

Em seguida, na segunda noite de desfiles, dia 12, será a vez da penúltima classificada do Grupo Especial em 2023, a Mocidade Independente de Padre Miguel, iniciar a movimentação pela Sapucaí. Logo depois, serão os desfiles da Portela,Vila Isabel, MangueiraParaíso do Tuiuti e Viradouro. Conheça agora os sambas-enredo!

Porto da Pedra

Neste ano, a Unidos do Porto da Pedra levará para avenida o enredo “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular“. Nele, a escola homenageará o livro escrito por Jerônimo Cortés em 1954. Atráves da obra, a agremiação pretende exaltar a sabedoria popular do Nordeste.

Beija-Flor

Em “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila“, a Beija-flor de Nilópolis realizará o encontro da realeza de Maceió com a da Etiópia e, é claro, a corte da própria escola. Por isso, o público viajará na história e, também, herança africana do Rás Gonguila, folião alagoano que se tornou o rei dos carnavais.

Salgueiro

Dessa vez, a Acadêmicos do Salgueiro levará a luta do povo Yanomami para a avenida. Com “Hutukara“, que significa “o céu original a partir do qual se formou a terra” na lingua da tribo indígena, a escola desbravará a história dos povos originários e, também, criticará as invasões nas florestas.

Grande Rio

A Acadêmicos de Grande Rio levará um dos principais animais da fauna brasileira para a avenida. Em “Nosso destino é ser onça“, a escola abordará a simbologia da espécie e, também, sua cenário artístico-cultural brasileiro.

Unidos da Tijuca

Dessa vez, a Unidos da Tijuca levará apresentará o enredo “O conto de fados“, onde abordarão lendas e histórias de Portugal. Além disso, a escola de samba deve surpreender com um desfile místico e ousado.

Imperatriz Leopoldinense

A escola, atual campeã do Carnaval carioca, investirá na história de um testamento há mais de 100 mil anos atrás. Em “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda”, o carnavalesco Leandro Vieira abordara o folheto escrito pelo escritor paraibano Leandro Gomes de Barros.

Mocidade Independente de Padre Miguel

Em um tema bem-humorado e criativou, a Mocidade levar o caju para a avenida com “Pede Caju Que Dou… Pé de Caju Que Dá!“. Através do enredo, aescola contará lendas e histórias sobre o fruto, além de abordar o movimento tropicalista, a sensualidade e a brasilidade representados pelo caju.

Portela

O enredo da Portela, “Um Defeito de Cor“, foi baseado no livro homônimo escrito por Ana Maria Gonçalves. Nele, a escola irá expor uma negra mãe de família que revisita a sua história através do ponto de visto do seu filho.

Vila Isabel

Para 2024, Vila Isabel reeditará o enredo já feito em 1993, o “Gbala, viagem ao templo da criação“, que transita pela da cultura Yourubá.

Mangueira

Neste ano, a Estação Primeira de Mangueira celebrará a vida de Alcione em um enredo que, também, as raízes e tradições da cantora, que iniciou na música ainda durante a infância em Maranhão.

Paraíso do Tuiuti

A Tuiti contrará a história de João Cândido no enredo “Glória ao Almirante Negro!“. Nele, a escola relembrar a vida do marinheiro, que foi líder em um movimento contra os maus-tratos vividos em barco. Por isso, ele tomou contra das embarcações e mirou os canhões para o Rio de Janeiro, exigindo mudanças.

Viradouro

A última escola a desfilar no Carnaval 2024 é a Unidos do Viradouro. ““Arroboboi, Dangbé”. A agremiação levará o culto ao vodun serpente no reino de Daomé, comum na costa ocidental da África. Além disso, o público conhecerá a história das guerreiras Mino, conhecidas por sua fé e intensidade nas batalhas.

 

Acompanhe o Carnaval no POPline!

Durante os próximos dias, o POPline estará focado no Carnaval, que movimenta todo o país! Por isso, você poderá ver os detalhes dos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, além dos trios das respectivas cidades.

Em Salvador, o POPline está nas ruas e nos camarotes. Afinal, estaremos juntos com o Camarote Pride em 2024. As duas marcas se unem em uma transmissão multiplataforma ao vivo, que acontecerá durante todos os dias do maior carnaval do planeta.

Diretamente da varanda do camarote, a transmissão contará com entrevistas com público e celebridades e, além disso, interações com artistas nos trios elétricos e outras surpresas! Por isso, você poderá acompanhar todos os detalhes do desfile dos blocos e trios elétricos, além dos bastidores do Camarote Pride Salvador através do YouTube, Facebook, Instagram, TikTok e Kwai.



Fonte: POPline


09/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

comercial@paraisofm.com.br
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM