NOTÍCIAS


Bolsonaristas preferem que impeachment de Lula só avance em 2025


Embora já tenham protocolado o requerimento, parlamentares bolsonaristas que articularam o pedido de impeachment de Lula pela fala sobre Israel preferem que o processo só avance em 2025 no Congresso.

O motivo, dizem, é que, se o processo avançar ainda em 2024, quem vai comandar a eventual a sessão do Senado para julgar o mérito do impeachment será o atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

Na avaliação de bolsonaristas, que veem Barroso como um “aliado de Lula, o atual presidente do Supremo poderia “complicar” a sessão (leia-se favorecer o petista de alguma forma).

Na visão dos bolsonaristas, o melhor cenário seria o impeachment avançar apenas 2025, quando o presidente do STF será Edson Fachin ele assumirá o comando da Corte em setembro do próximo ano.

Fachin é considerado menos “petista” pela oposição. Assim como Barroso, foi nomeado ao STF por Dilma Rousseff. Entretanto, foi considerado um dos ministros da Corte entusiastas da Lava Jato.

O pedido impechment de Lula foi protocolado com cerca de 140 assinaturas de deputados. Apesar disso, lideranças da Casa consideram “impossível” o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), abrir o processo.

Como mostrou a coluna, a oposição pretende fazer um ato simbólico a favor impeachment na próxima semana no Senado. A ideia é manter o assunto em alta.



Fonte: Metrópoles


24/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM