NOTÍCIAS


“Atleta de fim de semana” consegue manter peso adequado, diz pesquisa


Um estudo que será publicado na revista Obesity no mês de abril pode servir de estímulo se você não está conseguindo encaixar as atividades físicas no cotidiano. Realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Pequim, o trabalho mostra que os chamados “atletas de fim de semana” – que condensam suas atividades físicas em apenas um ou dois dias – também conseguem controlar o peso.

A condição para os que não são tão frequentes na academia é que consigam cumprir a recomendação da Organização Mundial de Saúde de realizar ao menos 150 minutos de atividades físicas moderada por semana, ou 75 minutos de atividade vigorosa, ou uma combinação equivalente entre exercícios moderados e vigorosos.

“Vale a pena promover o padrão de “guerreiro de fim de semana” em indivíduos que não conseguem atingir a frequência recomendada nas diretrizes atuais da OMS”, disse Lihua Zhang, uma das autoras do trabalho, em comunicado à imprensa. Ela lembrou o quanto é importante para pessoas que trabalham sentadas, como motoristas de Uber ou funcionários de escritório, enfrentar o sedentarismo.

Como a pesquisa foi realizada ?

Os pesquisadores usaram informações de 9,6 mil pessoas com idades entre 20 e 59 anos. Os dados compreenderam um período de sete anos, e foi possível avaliar tanto a composição corporal dos voluntários como seus hábitos em relação aos exercícios físicos.

Os participantes foram divididos em três grupos de acordo com a frequência que mantinham nos treinos: inativo, “guerreiro de fim de semana” e regularmente ativo. Cerca de 5,5 mil participantes eram inativos, 772 tinham o padrão de “guerreiro de fim de semana” e 3.277 eram regularmente ativos.

Veja dicas para ganhar massa muscular mais rápido:

 

A análise mostrou que tanto os indivíduos do grupo “guerreiro de fim de semana” quanto os ativos apresentaram menor adiposidade abdominal, circunferência da cintura, massa gorda corporal total e índice de massa corporal. Os pesquisadores ficaram impressionados com o fato de muitos “atletas de fim de semana” estarem em melhor forma do que os ativos devido às atividades vigorosas executadas.

“Em alto nível, este estudo reafirma o velho ditado sobre atividade física e saúde: qualquer atividade é melhor do que nenhuma atividade. A principal conclusão, porém, é que as pessoas devem ser ativas de qualquer maneira que se adapte ao seu estilo de vida “, destacou a professora Beverly Tchang, da Weill Cornell Medicine, em Nova York. Ela foi uma das revisoras do trabalho.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles


20/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM