NOTÍCIAS


Apresentadora Wendy Williams é diagnosticada com afasia e demência


Wendy Williams foi diagnosticada com demência e afasia, uma doença neurodegenerativa que prejudica a comunicação, podendo levar à perda das habilidades de leitura e escrita. Após os boatos sobre o estado de saúde da apresentadora, sua equipe emitiu um comunicado nesta quinta-feira (22/2).

As especulações sobre a saúde de Wendy começaram após os telespectadores perceberem que ela perdia o raciocínio, o que está relacionado com a descoberta do novo diagnóstico. Antes, ela já tinha sido identificada com hipotireoidismo, sintomas incomuns para pacientes com a doença, e linfedema.

0

A nota diz ainda que a artista ainda consegue realizar tarefas sozinha. “O mais importante é que ela mantém seu senso de humor e tem recebido o carinho que ela precisa, tendo a certeza que está protegida. Ela está grata pelos cuidados e bons desejos que o público deseja a ela”, completa.

Em 2017, Wendy Williams desmaiou ao vivo durante o The Wendy Williams Show e contou, posteriormente, que ficou inconsciente por 48 minutos. Ela ainda ficou irritada quando internautas a acusaram de ter forjado a situação para fazer uma brincadeira de mau gosto.

A afasia tem cura?

Não existe medicamento ou procedimento cirúrgico para o tratamento da afasia, mas há melhoria nas capacidades com a reabilitação conduzida por fonoaudiólogo.

O tratamento da afasia é iniciado, na maioria dos casos, com sessões de terapia da linguagem no consultório, através de atividades que estimulam as áreas do cérebro afetadas. Nestas sessões, o fonoaudiólogo pode pedir para o paciente tentar se expressar utilizando apenas a fala, sem poder usar gestou ou desenhos, por exemplo.

Já em outras sessões, o fonoaudiólogo pode ensinar como utilizar adequadamente algumas dessas técnicas, como fazer gestos, desenhos ou apontar para objetos, para que ele se comunique melhor.

Quais são os tipos de afasia?

A afasia costuma se manifestar de duas maneiras, que estão relacionadas à região do cérebro lesionada:

1. Dificuldade para falar – Afasia de Broca
Nesse tipo de afasia, a pessoa sente dificuldade em dizer as palavras que deseja, substitui palavras por outras que não estão relacionadas ou não fazem sentido no contexto, como por exemplo substituir “peixe” por “livro”. O paciente também possui dificuldade para criar frases com mais de duas palavras e, frequentemente, mistura palavras que não existem com outras que fazem sentido.

2. Dificuldade para compreender – Afasia de Wernicke
Na afasia de Wernicke, a pessoa entende de forma errada o que os outros estão falando, principalmente quando os interlocutores estão falando mais rápido. O paciente também não compreende o que está sendo dito se há barulho no ambiente. Nesses casos, também há dificuldade para ler livros ou qualquer outro conteúdo escrito.

Os dois tipos de afasia descritos podem ocorrer simultaneamente.



Fonte: Metrópoles


22/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
AO VIVO - PARAISO FM