NOTÍCIAS


Alimento versátil favorece o ganho de massa e previne o envelhecimento


Apesar do ganho de massa muscular ser muito associado ao consumo de carne, existe uma semente que funciona como um verdadeiro tesouro de proteínas de alta qualidade: a quinoa.  

Mesmo sendo uma espécie de planta, o alimento é um ótimo “combustível” para os músculos por conter todos os aminoácidos essenciais, incluindo a lisina – que não é produzida pelo corpo humano, sendo necessária sua ingestão por meio da alimentação.  

E, quanto mais músculos uma pessoa tem, mais calorias ela queima. Isso porque o músculo é um tecido metabolicamente mais ativo, o que faz com que seja mais fácil perder peso. Além disso, as proteínas são saciantes e ajudam a controlar o apetite. Os nutricionistas, inclusive, classificam a quinoa como um pseudocereal devido à composição semelhante à dos grãos integrais.

Composição

De acordo com informações do portal especializado em saúde e nutrição Saber Vivir TVE, além de se destacar pela quantidade de proteínas — são 3,8 gramas por 100 gramas do alimento —, a quinoa é uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras.

Ela contém, por exemplo, 7,9 gramas de fibra em cada 100 gramas, ou seja, uma porção completa de quinoa pode fornecer mais de 40% da dose diária recomendada de fibra. Essa é fundamental para o bom funcionamento digestivo e para controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue.

No quesito minerais, a quinoa fornece cerca de 2,76 mg de ferro, o que representa 34,5% da ingestão recomendada para homens e 15,33% para mulheres. O alimento também fornece 780 mg de potássio, 210 mg de magnésio e 230 mg de fósforo.

A semente também é rica em vitaminas, principalmente a E, um poderoso antioxidante que reduz o risco de doenças cardíacas e câncer. Também fornece ácido fólico, que está envolvido na formação do DNA celular.

E não para por aí, a quinoa contém quercetina e kaempferol, compostos antioxidantes que protegem as células da oxidação causada pelos radicais livres e, portanto, de muitas doenças crônicas.

Tesouro de proteínas

Diante de tantos benefícios e, principalmente, de seu potencial como fonte de proteína, a quinoa garantiu o posto de ingrediente fundamental da dieta dos astronautas da Nasa. 

Eles podem podem perder um terço da massa muscular e 6% da massa óssea após passarem três meses no espaço. Por isso, uma alimentação rica em protéinas é essencial para evitar os efeitos nocivos da falta de gravidade sobre os músculos. 

0

 



Fonte: Metrópoles


14/02/2024 – Paraiso FM

COMPARTILHE

SEGUE A @PARAISOFM897

(35) 3531-8007

[email protected]
Avenida Zezé Amaral, 1128 – Vila Ipê.  Cep: 37950000 – São Sebastião do Paraíso – MG      WhatsApp ouvinte: (35) 99910-6677

NO AR:
- PARAISO FM